Raízes

Vocês lembram daquele seriado chamado RAÍZES que contava a saga de Kunta Kinte capturado em Gambia/África e vendido como escravo nos estados Unidos?

Pois bem, aquela música de abertura marcou a memória de muita gente inclusive a minha. Essa semana topei com o vídeo de uma apresentação relativamente recente dela, só clicar abaixo para matar a saudade.

Bem, navegando descobri que a banda chama-se Ladysmith Black Mabazo e é originária da África do Sul. Seu sucesso mundial se deveu basicamente à essa música chamada “Homeless” que foi composta e executada em conjunto com Paul Simon. A música é cantada parte na língua Zulu e parte em inglês. Veja essa outra versão, agora com a presença de Paul Simon.

Outra curiosidade é que esse estilo de vocal à capela praticado na África do Sul tem suas peculiaridades de coreografia, vestimentas, temas e etc. O estilo se chama Isicathamiya e existe até uma competição dele, veja o vídeo abaixo.

Infelizmente o líder da banda, Joseph Shabalala, faleceu em fevereiro desse ano (2020).

Lembrar dessa música e do seriado “Raízes” trás imediatamente à lembrança a música tema da novela “Escrava Isaura” composta por Dorival Caymmi denominada “Retirantes (Vida de Negro)”. Quem não lembra do “Lerê, Lerê”?

Gostaram da postagem? Comentem. Vai que eu me animo de escavar o baú de preciosidades musicais e trazer mais algumas como essas.

Uma resposta para “Raízes”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.